Ensino Superior / Graduação
Após a conclusão do mestrado em Comunicação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ingressei na equipe docente da Escola Superior de Marketing, uma insituição de ensino com mais de 4 décadas de tradição, que confiou àquele jovem professor novas e intensas responsabilidades, alguns desafios e inúmeras boas memórias.
No curso de Publicidade e Propaganda, atuei como professor das disciplinas:
- Produção Publicitária Multimídia
- Introdução ao Marketing
- Redação Publicitária Rádio
- Mídia I
- Mídia II
- Promoção de Vendas
- Empreendedorismo e Gestão Publicitária
- Redação e Expressão Oral
- Sociologia e Comunicação
- Comportamento do Consumidor
- Publicidade e Marketing em Mídias Digitais
- TCC I
- TCC II
No curso de Administração, atuei como professor das disciplinas:
- Marketing Digital
- Administração de Vendas
- TCC
Após alguns anos, já como professor substituto do Departamento de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, a FAFICH, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fiquei responsável inicialmente por algumas disciplinas voltadas para alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, como:
- Podcast e Mídias Sonoras
- Estratégias de Conteúdo, Mídia e Tráfego Digital



Pós-graduação / MBA
A minha carreira na docência começou em 2013, numa turma de pós-graduação em Gestão Empresarial, onde pude ministrar disciplinas voltadas ao Marketing, atuando enquanto especialista nessa área. Daí comecei a me interessar cada vez mais pla função de professor.
Com isso, ainda durante o mestrado em Comunicação (UFPE), fui contratado como docente do MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, pelo Centro Universitário Estácio, a mesma instituição onde poucos anos antes eu havia concluído o meu MBA. Mesmo curso, novo professor e ex-aluno: eu!
Fiz uma carreira sólida como professor dessa pós, ficando responsável, no período de 2015 a 2021, por disciplinas como:
- Mobile Marketing
- Negócios Digitais
- Redes Sociais e Mídias Sociais
- Mídia Online e Produção de Conteúdo
- Branding e Gestão de Portfólio de Produtos

Paralelamente, passei a ser convidado para ministrar outras disciplinas em outras IES, sempre no campo da Comunicação, da Publicidade e do Marketing. Na UniFG (Ecossistema Ânima), entre os anos de 2015 e 2019, ministrei as seguintes disciplinas nos MBAs das áreas de Marketing e Gestão de Negócios:
- Mídia
- Internet e E-commerce
- Comunicação Empresarial
- Internet das Coisas
- Comunicação Integrada de Marketing Digital
- E-commerce Aplicado às Redes Sociais
- Gestão de Redes Sociais e E-commerce
- Comportamento do Consumidor e Relacionamento Online
- Tecnologia da Informação e Comunicação e Plataformas Digitais
Em 2020, fui convidado a montar um novo curso de pós-graduação, na modalidade Ead, para a Faculdade Febracis. Além de ser o coordenador do curso, ministrei as seguintes disciplinas nos MBAs:
- Gestão de Marketing Digital
- Redes Sociais e Influência Digital
- Marketing e Posicionamento de Mercado
- E-commerce e Vendas Omnichannel
Ao longo desse percurso de muito aprendizado e networking, fui contratado também em instituições renomadas e tradicionais como ESUDA e UniFafire, onde pude ministrar disciplinas em MBAs com conteúdos relacionados às novas tecnologias:
- Cibercultura e Inovação (Esuda, 2018 a 2020)
- Revolução 4.0 e Novos Negócios (UniFafire, 2021 a 2025)
Mais recentemente, iniciei uma nova parceria de ensino com a Faculdade INFNET, uma IES com 30 anos de ensino e que possui uma metodologia bastante voltada ao mercado de trabalho. Desde 2024, estou na equipe docente da pós-graduação Ead, responsável pelas disciplinas:
- Facebook Ads
- Instagram Ads
- LinkedIn Ads
- Twitter Ads
- Tik Tok Ads
E sigo buscando novas parcerias e aprendizados, contribuindo com a formação de novos profissionais de todo o país. Já são 12 anos de docência! Algo que me realiza bastante profissionalmente e pessoalmente.
Saiba mais sobre minha carreira docente visitando meu Currículo Lattes.














Voltar para Portfólio.
Voltar para Página Inicial.