Comecei minha trajetória no jornalismo em 2008, criando conteúdos para sites institucionais e cuidando do clipping em veículos impressos e digitais, além de produzir notas e pequenas reportagens para site, rádio e TV. Durante meu primeiro estágio, na Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tive também a oportunidade de aprender bastante nas funções de assistente de produção dos programas de rádio Notícias do Campus e Conexão UFPE; além das funções de editor e apresentador do programa de rádio Radar UFPE.
A minha segunda experiência como estagiário se deu após ter sido selecionado em meu primeiro concurso público (sim, para estágio em Comunicação) no Ministério Público Federal (MPF). Lá eu trabalhava diretamente com produção de textos mais jornalísticos, como notas, releases, edição de house organs e redação de conteúdos jornalísticos e pequenas entrevistas para site e jornais internos do órgão público. Em seguida, entrei como estágiário no Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), onde pude criar conteúdos em áudio, fotográficos e também jornalísticos, como releases e matérias para site, revista, eventos e rádios institucionais.
Após alguns anos dedicados à formação, com a conclusão de um MBA e do mestrado, ambos na área de Comunicação, passei a me dedicar à docência na área, voltando a trabalhar diretamente com o jornalismo após ter sido selecionado no Programa Acelerando a Transformação Digital, uma iniciativa do Meta Journalism Project e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ).

Nesse programa, pude criar e desenvolver o projeto Cultura Já, um site de jornalismo cultural independente, focado em divulgar ações culturais locais. O projeto ficou no ar durante 1 ano e recebeu mentoria da jornalista Sylvia Colombro, da Folha de São Paulo. Foi uma experiência bastante prática de bastante aperfeiçoamento técnico e profissional.
Por se tratar de um projeto independente, fiquei responsável como editor-chefe das matérias, entrevistas, reportagens e coberturas de eventos, além de coordenar o desenvolvimento do site de divulgação cultural.
Unindo o jornalismo à carreira acadêmica, passei a participar de comissões jugadoras do prêmio Expocom, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom, onde, desde 2021, atuo como parecerista de categorias como: Reportagem em vídeo/telejornalismo; Produção jornalística para mídias sociais; Produção em jornalismo literário; e Produção multimídia.
Ao longo desses mais de 15 anos de experiência, a formação sempre foi algo de grande importância em minha trajetória, de modo que conto com vários cursos concluídos no currículo. Dentre eles, posso destacar alguns:
- Jornalismo I.A. (ITS Rio, 2024)
- Verificação e Checagem de Fatos com ênfase em I.A. (Abraji, 2024)
- Respostas a Fake News e Disseminação de Ódio contra LGBTI+ (UFPR, 2021)
- Jornalismo Local Sustentável (Abraji, 2020)
- Lives na Cobertura Jornalística (Intercom, 2020)
- SEO no Jornalismo (Intercom, 2020)
- Startups e a Cultura da Inovação no Jornalismo (Intercom, 2020)
E sigo aprendendo e trabalhando!
Voltar para Portfólio.
Voltar para Página Inicial.