Comecei minha trajetória no marketing em 2008, criando conteúdos para blogs e sites institucionais até iniciar trabalhos com maior responsabilidade já nos meus primeiros estágios, ainda durante o curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Passei pela assessoria de comunicação da própria UFPE, trabalhando com produção de conteúdos para site e programas de rádio. Depois, fui selecionado no meu primeiro concurso público (sim, para estágio em Comunicação) no Ministério Público Federal (MPF). Lá eu trabalhava diretamente com produção de textos mais jornalísticos para site e jornais internos do órgão público. Em seguida, entrei como estágiário no Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), onde pude criar conteúdos, sobretudo em áudio, para site, revista e rádio institucionais.
Após concluir essa primeira graduação, ingressei no curso de Jornalismo e, no ano seguinte (lá por volta de 2012) iniciei meus estudos numa pósgraduação. Era o curso de MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, no Centro Universitário Estácio. Consegui conciliar os cursos e em 2013 eu já estava com meus respectivos diplomas! Foi uma etapa de formação muito gratificante. Inclusive, foi quando comecei a participar de eventos importantes voltados para as tendências do marketing digital.
Nesse mesmo período, comecei a trabalhar em agências de publicidade e marketing, novamente criando conteúdo para sites, blogs e agora redes sociais. Naquela época tudo era “mato”, ainda não se falava em alta performance, growth ou mesmo inbound.
Então fui aprendendo, desbravando aquele novo território e ajudando a desenvolver projetos editoriais de conteúdo e tráfego para empresas e marcas de várias cidades brasileiras com foco em especial para o varejo: construtoras, fábricas, clínicas, floriculturas, restaurantes, políticos, ONGs, escolas infantis e faculdades.
A partir dessa época, trabalhei em algumas agências e intituições de ensino, desempenhando funções de gestão de marketing que envolviam criação de conteúdo, copy, monitoramento e elaboração de relatórios de performance digital:
- 2010 – 2013 – Coordenador de Mídias Digitais – Agência Quicksite
- 2013 – 2015 – Coordenador de Redes Sociais – Agência Martpet/Sevenquick
- 2016 – 2017 – Coordenador de Planejamento e Conteúdo – Agência Tuna
- 2017 – 2018 – Coordenador de Marketing – Escola Superior de Marketing
- 2022 – 2023 – Supervisor de Marketing – Centro Universitário Newton Paiva
Logo após concluir meu MBA na área de marketing digital, fui convidado para ministrar aulas em turmas de pós-graduação, inclusive na própria faculdade Estácio, onde tive a oportunidade de trabalhar por mais de 5 anos em turmas de pós-graduação, em disciplinas como: Negócios Digitais; Mobile Marketing; Mídia On-lie e Produção de Conteúdo; Mídias Digitais e Redes Sociais e outras.
Fui professor também de faculdades como UniFG, Esuda, Escola Superior de Marketing, UniFafire e Faculdade Febracis. Saiba mais sobre minha atuação docente aqui.
Em 2014, comecei meus estudos no mestrado em Comunicação (UFPE) e passei a trabalhar com consultoria para projetos de comunicação estratégica, gestão de tráfego, planejamento editorial, marketing de conteúdo, SEO e copy para redes sociais e outros canais digitais, além de branding e audiovisual. Para saber um pouco mais sobre a minha experiência como consultor, clique aqui.
Desde essa época tive a oportunidade de participar como palestrante em eventos profissionais e acadêmicos, inclusive em feiras voltadas ao varejo e eventos culturais, algo que amo e continuo fazendo até hoje, com destaque para meu Workshop de Gestão de Crises na Era Digital, voltado para empresas de todas as áreas.
Ao longo desses mais de 17 anos de experiência, a formação sempre foi algo de grande importância em minha trajetória, de modo que conto com vários cursos concluídos no currículo na área de Marketing, afinal, ttrata-se de uma área bastante dinâmica que se renova continuamente. Dentre os cursos que contribuíram para minha formação complementar na área, posso destacar alguns:
- Inteligência Artificial para Marketing (Conversion, 2025)
- Instagram e Tik Tok (RD University, 2025)
- Marketing para Eventos (RD University, 2024)
- Aprofundamento em Marketing de Conteúdo (RD Universiry, 2023)
- Inbound Marketing (Rd University, 2022)
- Growth Marketing (EBAC, 2022)
- WordPress na Prática (RD University, 2022)
- Estratégia de Conteúdo para Influenciadores Digitais (Intercom, 2021)
- Métodos Digitais: Extração, Tratamento e Visualização de Dados (Intercom, 2020)
- SEO no Jornalismo (Intercom, 2020)
- Planejamento de Mídia para Internet (Escola Superior de Marketing, 2017)
- Certificação 8Ps do Marketing Digital (Quartel Digital, 2012)
E sigo aprendendo e trabalhando!
Voltar para Portfólio.
Voltar para Página Inicial.